quarta-feira, 24 de julho de 2019


Como responder sobre os seus pontos fracos numa entrevista de emprego
Você já deve ter experimentado essa sensação quando numa entrevista de emprego, o entrevistador pergunta a você quais os seus principais pontos fracos.
Já aconteceu com você? E aí, como foi?
Aprenda, então, neste post a ganhar pontos com a sua resposta.
Por que o entrevistador faz esse tipo de pergunta ao candidato que, normalmente, já está numa condição de tensão e stress?
Com essa pergunta sobre os pontos fracos o entrevistador  quer identificar  o seu grau de maturidade. Ser sincero na resposta é a melhor opção, mas é importante demonstrar na resposta como contorna as fraquezas.
Há uma fórmula que pode ser usada para ter sucesso nessa questão:  Ponto fraco + Ação Corretiva = Resultado Positivo.
A desastrosa pergunta sobre os seus pontos fracos, quando se apresenta candidato  a uma vaga de emprego pode ser formulada de várias maneiras e pode ser respondida de tantas outras.

Alguns entrevistados, entretanto, preferem responder que não têm fraquezas levando em conta que serão rejeitados por causa disso. Trata-se de  um erro grosseiro, porque pode acontecer exatamente o contrário. Sim, a negativa de resposta a essa pergunta, por receio, será motivo de eliminação do processo de recrutamento.
O objetivo do entrevistador quando faz esta pergunta, reitero, é saber como o candidato a um emprego lida quando fala sobre si mesmo. Quer conhecer o grau que tem de autoconhecimento e maturidade ao fazer uma análise dos aspetos positivos e negativos da sua personalidade.
A resposta sincera com certeza é a melhor opção, mas sem atirar pedras no seu próprio telhado.
Quando se fala de uma característica de personalidade negativa, inevitavelmente é formada uma imagem que pode parecer desvantajosa. Saber como inverter esta ideia e transformá-la num case de sucesso é fácil.
Fale sobre essa questão apresentando um exemplo onde você possa descrever como conseguiu superar e não permitir que esse aspecto negativo representasse um obstáculo no seu profissionalismo, e ao mesmo tempo, procure ressaltar a força da sua maturidade ao ter enfrentado e ultrapassado as suas limitações. Ninguém é perfeito ou sem nenhumas fraquezas, mas está na nossa mão superá-las. O possível efeito negativo será atenuado.
É preciso reconhecer que as suas debilidades existem, e normalmente é perguntado sobre uma ou duas fraquezas e três ou quatro pontos fortes. Quem conhece os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, geralmente é uma pessoa que conhece a si mesma, e também, demonstra ao entrevistador que não está ali por sorte e que quer verdadeiramente e merece o emprego.
Minha recomendação nesse particular  é que prepare três pontos fortes e três pontos fracos sobre sua personalidade, treine isso em casa,  mas ao responder a uma pergunta  mencione apenas uma fraqueza, só se o entrevistador lhe perguntar se tem outras, é que você comente sobre as outras  duas ou três. Mas atenção! Não basta só dizer o ponto fraco, se fizer isso, corre o risco de ser descartado e o entrevistador interpretar a sua fraqueza livremente.
No próximo artigo, ensinarei como utilizar a fórmula “ ponto fraco + ação corretiva = resultado positivo”