quinta-feira, 18 de agosto de 2016

TOLERÂNCIA  X PASSIVIDADE


Algumas vezes, em nosso cotidiano,  encontramos pessoas irascíveis e briguentas. Em outras vezes encontramos pessoas que se utilizam recursos insidiosos para nos prejudicar,nos causar prejuízos, dores,  tais como calúnias, fofocas, intrigas,etc alcançando até êxito em certas ocasiões. O questionamento que trago é sobre o quanto devemos resistir a essas pessoas?Aquele gesto de dar a outra face. Qual a melhor opção? Recuar e evitar conflitos em nome da paz e da concórdia, mesmo que isso nos traga sacrifícios e prejuízos em nossas vidas?
O limite entre a tolerância e a passividade é estabelecido pela nossa capacidade de discernir corretamente entre as duas atitudes. A virtude da tolerância,  indispensável na vida das pessoas que buscam o autoconhecimento e o autodomínio, sempre vem acompanhada pelo alerta sobre o que não pode ser tolerado. Ser tolerante é admitir que os outros sejam ou pensem diferente de nós, sem estarmos obrigados a aceitar e compartilhar de seus acertos e erros. Porém, pelo nosso bem e pelo bem estar da outra pessoa, não devemos calar diante de situações de agressão de quaisquer natureza. Alguns casos que causam incômodo em nosso interior não podem nos atemorizar.

Na questão tolerância x passividade, a medida certa está entre o “ se fazer ouvir” e o “saber escutar”. Essa  é a forma do exercício do livre arbítrio, que demonstra a nossa sabedoria.