domingo, 31 de janeiro de 2021

COMO ADMINISTRAR A CRISE E IDENTIFICAR O CAMINHO PARA O ALTO DESEMPENHO.

 

É verdade que estamos atravessando tempos bicudos. Essa crise gerada pela pandemia do CORONAVIRUS19 afetou a vida de pessoas, empresas e outras e outras organizações. Há aqueles que perderam parentes e amigos ou mesmo contrariam a doença; há aquelas empresas que perderam seus empregados, tiveram que demitir empregados estratégicos com anos de serviço, e tudo o mais.

Sabemos que a crise é nossa e temos que tomar as medidas necessárias para superar as mazelas deixadas.

Assim, para as pessoas físicas e empresas sugerimos as seguintes ações para colocá-las novamente no caminho do desenvolvimento e crescimento econômico:



Pessoas físicas que perderam seus empregos e querem dar início a nova carreira, aqueles que desejam mudar de carreira, procurar outra empresa as recomendações são as seguintes:

a)   Abandonar qualquer sentimento de desespero e traçar a visão de futuro;

b)   Identificar o seu objetivo de carreira;

c)   Avaliar as suas qualificações para essa carreira se são compatíveis ou necessita que você busque mais qualificações;

d)   Identificar onde estão as oportunidades de emprego;

e)   Avaliar seu networking;

f)      Traçar um plano de ação;

g)   Partir para executar o plano.

Já para as pessoas jurídicas, empresas e outras organizações:

a)   Reúna as pessoas estratégicas da empresa e que possam representar toda a organização.

b)   Faça um estudo interpretativo do documento que traça a visão da empresa e chama a equipe a retomar as ações que levam ao alcance do que foi traçado

c)   Pense e avalie os efeitos da crise e procure dimensionar os impactos sofridos na comercialização, finanças, abastecimento, produção, pessoal

d)   Planeje e elabore, juntamente com a equipe, conjunto de ações necessárias e imediatas para amenizar os impactos identificados ou tomar ações definitivas que venham a solucionar aqueles impactos identificados;

e)   Traçar um conjunto de ações da empresa de maneira a diminuir o conflito existente caso ocorra em alguma das possíveis áreas.

f)      Identifique muito bem os públicos que que foram atingidos e os que podem ser atingidos em consequências das novas ações da empresa;

g)    Informar rapidamente aos clientes e ao público sobre as ações que estão sendo planejadas para que a empresa retorne as atividades normais.

h)   Elabore, para início imediato, programa de apoio emocional e motivacional para todos os empregados no sentido de melhorar o clima organizacional e resgatar a autoestima e confiança dos trabalhadores.

A atitude corajosa de enfrentamento da crise, ajuda diminuir os impactos e encoraja os trabalhadores a se engajarem nas ações planejadas.

No post de amanhã vamos tratar do processo de comunicação que deve ser desenvolvido junto aos clientes e ao público em geral.

Até lá.