É verdade que estamos atravessando tempos
bicudos. Essa crise gerada pela pandemia do CORONAVIRUS19 afetou a vida de
pessoas, empresas e outras e outras organizações. Há aqueles que perderam
parentes e amigos ou mesmo contrariam a doença; há aquelas empresas que
perderam seus empregados, tiveram que demitir empregados estratégicos com anos
de serviço, e tudo o mais.
Sabemos que a crise é nossa e temos que
tomar as medidas necessárias para superar as mazelas deixadas.
Assim, para as pessoas físicas e empresas
sugerimos as seguintes ações para colocá-las novamente no caminho do
desenvolvimento e crescimento econômico:
Pessoas físicas que perderam seus empregos
e querem dar início a nova carreira, aqueles que desejam mudar de carreira,
procurar outra empresa as recomendações são as seguintes:
a)
Abandonar qualquer sentimento
de desespero e traçar a visão de futuro;
b)
Identificar o seu objetivo de
carreira;
c)
Avaliar as suas qualificações
para essa carreira se são compatíveis ou necessita que você busque mais
qualificações;
d)
Identificar onde estão as
oportunidades de emprego;
e)
Avaliar seu networking;
f)
Traçar um plano de ação;
g)
Partir para executar o plano.
Já para as pessoas jurídicas, empresas e
outras organizações:
a) Reúna as pessoas estratégicas da
empresa e que possam representar toda a organização.
b) Faça um estudo interpretativo do
documento que traça a visão da empresa e chama a equipe a retomar as ações que
levam ao alcance do que foi traçado
c) Pense e avalie os efeitos da crise e
procure dimensionar os impactos sofridos na comercialização, finanças,
abastecimento, produção, pessoal
d) Planeje e elabore, juntamente com a
equipe, conjunto de ações necessárias e imediatas para amenizar os impactos
identificados ou tomar ações definitivas que venham a solucionar aqueles
impactos identificados;
e) Traçar um conjunto de ações da
empresa de maneira a diminuir o conflito existente caso ocorra em alguma das
possíveis áreas.
f) Identifique muito bem os públicos que
que foram atingidos e os que podem ser atingidos em consequências das novas
ações da empresa;
g) Informar rapidamente aos clientes e ao público
sobre as ações que estão sendo planejadas para que a empresa retorne as
atividades normais.
h) Elabore, para início imediato,
programa de apoio emocional e motivacional para todos os empregados no sentido
de melhorar o clima organizacional e resgatar a autoestima e confiança dos
trabalhadores.
A
atitude corajosa de enfrentamento da crise, ajuda diminuir os impactos e
encoraja os trabalhadores a se engajarem nas ações planejadas.
No
post de amanhã vamos tratar do processo de comunicação que deve ser
desenvolvido junto aos clientes e ao público em geral.
Até
lá.