segunda-feira, 24 de agosto de 2015

COMO IDENTIFICAR UM OBJETIVO PESSOAL OU PROFISSIONAL



É muito importante no inicio do processo de Coaching,  o coachee conhecer seus objetivos, sejam de ordem pessoal ou profissional.

São os objetivos que movem a pessoa na direção do  seu desenvolvimento,  tanto pessoal quanto profissional. Identificar esses objetivos torna-se o principio básico, fundamental e necessário para transformar a sua vida em uma obra de arte completa e sustentável.

Para determinar o seu  objetivo é necessário ter em mente as principais características de um objetivo: ser  realizável e alcançável num determinado prazo.

O primeiro passo para determinação do seu objetivo pessoal ou profissional é responder as quatros questões abaixo.  Então vamos começar!

1)  O que? –  Aqui você deve definir o que você realmente quer.   Inicialmente, esta definição pode ser algo como: Quero um trabalho melhor; Quero meu salário maior; Quero mudar a rotina de minha vida; Quero conhecer outras pessoas; Quero um relacionamento melhor com minha família;  Quero emagrecer; Quero fazer um outro curso; Quero novo emprego; etc. O importante na definição de um objetivo, é ser preciso e quantificado. Você deve evitar objetivos amplos e genéricos como: Quero ser rico ou quero viajar.
2)  Por quê? – Esta questão levará você a  obter os motivos reais que farão alcançar o seu objetivo. Quanto mais motivos você tiver, mais forte e positivo seu objetivo se torna em sua vida, tornando assim mais fácil a elaboração das metas para alcançá-lo. 
3)  Como? – Trata de que maneira você pode realizar seu objetivo e quais os caminhos a percorrer para se chegar até ele. Este questionamento irá determinar se você possui as habilidades e competências necessárias para atingir seu objetivo.
IMPORTANTE: Voce não deve se  preocupar se chegar a conclusão de que não possui as habilidades e competências necessárias, pois através do Coaching irá aplicar um maior comprometimento, aprendendo novas habilidades e descobrindo novas competências que antes nem imaginava vir a aprender ou possuir. É nesse ponto que o Programa de Coaching   se torna atrativo e funcional. 
4)  Quando? – Determinar uma data ou estabelecer um prazo afim de  que possa demonstrar que você conseguiu realizar seu objetivo. Determinar este prazo é a peça importante que fecha o processo de Determinação do Objetivo.

Neste momento estabelecemos  os pontos do trabalho e traçamos uma linha de conduta que vai auxiliar o desenvolvimento de todo o processo. 


Não é apenas determinar o objetivo, mas conhecer também o quanto este objetivo é realizável e identificar todas as ferramentas que serão necessárias para utilização neste processo.