segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

8 PASSOS SIMPLES PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

Se você parou para ler é porque está realmente procurando por estratégias e novas ideias para melhorar o seu nível de produtividade e alcançar outros resultados na sua vida.



O fato é que todos nós possuímos as mesmas 24 horas por dia para realizar as nossas tarefas, mas é engraçado pensar em como existem pessoas que conseguem produzir muito mais coisas que nós no mesmo período…

O que elas fazem de diferente?

Listamos abaixo 8 passos que irão lhe ajudar a gerenciar as áreas produtivas do seu cotidiano para que você consiga melhorar a forma como utiliza o seu tempo, e assim, fazer o seu dia render muito mais.

Você pode trabalhar essas dicas de acordo com a sua necessidade atual. O importante é começar a colocá-las em prática o quanto antes.

Vamos nessa?

 

1- Durma bem

Ter um boa noite de sono irá potencializar a sua produtividade no dia seguinte.

Porém, além de adequar a quantidade de horas dormidas, é muito importante que você também se atente com relação a qualidade do seu sono.

Então antes de dormir, evite ficar olhando para a tela de aparelhos eletrônicos, como: celular, computador ou televisão. Pois a luminosidade gerada por esses dispositivos acaba “espantando” um pouco do sono, resultando em uma noite mal dormida.

Duas ótimas dicas para pegar no sono é ler algum livro ou praticar mais um pouco de Meditação quando já estiver deitado. Essas práticas ajudam a relaxar o corpo para entrarmos em um estado de sono  mais profundo.

Fazendo isso, nos levantamos totalmente dispostos e com as energias renovadas logo pela manhã.

Ah, mas não se esqueça de dormir mais cedo também, pois isso vai ajudar muito.

 

2- Acorde mais cedo

Pode parecer bobagem, mas esse é um dos segredos mais utilizados pelas pessoas bem-sucedidas.

Acordar mais cedo permite que você esteja em grande vantagem em relação aos outros. Pois isso traz a possibilidade de adiantar algumas tarefas para já começar o dia com o pé direito e a produtividade lá no alto.

Você pode utilizar esse tempo para uma série de atividades benéficas, como: fazer um exercício físico, estudar algo, ler um livro ou simplesmente poder organizar sua agenda com mais calma antes de sair para trabalhar.

São ações que quando feitas logo nos primeiros minutos da manhã nos trazem uma grande sensação de orgulho próprio e que vão trabalhando cada vez mais a nossa autodisciplina.

Acredite, criar o hábito de acordar cedo é algo que irá transformar sua vida para melhor.

 

3- Planeje o seu dia com antecedência

Talvez esse seja o mais importante  conselho para aumentar sua produtividade.

Planejamento é sinônimo de organização, e quem tem uma vida organizada consegue realizar as tarefas diárias com maior clareza e dinamismo.

Crie o hábito de reservar 5 minutos todas as noites para planejar como será o dia seguinte e organize suas tarefas e compromissos em um formato de lista para ficar mais simples de identificar cada item.

Fazendo isso, você consegue dormir de forma mais tranquila, pois já deixou tudo planejado e organizado para o dia seguinte. Além do fato de acordar sabendo que já pode partir para a execução.


4- Comece pelas tarefas mais difíceis

Quando for montar sua lista, ordene as tarefas por prioridade e tente colocar as mais difíceis sempre nas primeiras posições.

Dessa forma, você vai vencendo os maiores desafios logo no início do dia, e conforme as horas forem passando e o cansaço chegando, as tarefas vão ficando cada vez mais fáceis.

É uma ótima forma de evitar a procrastinação e manter a moral sempre elevada.


5- Tenha foco

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo nem sempre é um sinal de produtividade.

Quando você divide a sua atenção entre diversas coisas, você acaba comprometendo a qualidade do serviço e aumentando as chances do retrabalho, de ter que refazê-las. Principalmente, quando essas atividades necessitam de bastante concentração e cuidado.

Então o melhor a se fazer é manter o foco em realizar as tarefas uma de cada vez. Pois além de garantir uma ótima qualidade no trabalho, você ainda evita distrações e consegue concluir as tarefas em menos tempo.


6- Pratique a Meditação

Com a correria do dia a dia para que as atividades sejam feitas, é muito comum ficarmos com a mente agitada, confusa e cheia de preocupações. E isso pode acabar interferindo de maneira negativa no nosso foco e desempenho.

Portanto, é extremamente recomendado a prática da Meditação para ajudar no controle da ansiedade, aumentar os níveis de concentração e trazer maior clareza mental com relação aos nossos objetivos.

Faça o teste!

Dedique alguns minutos para cuidar da sua saúde emocional e verá resultados incríveis na sua rotina e produtividade.

 

7- Crie desafios para você

Uma das melhores formas de aumentar a produtividade e ainda deixar o seu trabalho mais divertido e prazeroso é criar desafios para lhe estimular a competir com você mesmo.

Um tipo de desafio que pode ser feito é estabelecer um tempo um pouco menor para a realização de uma tarefa específica. Por exemplo: se você leva em torno de 40 minutos para fazer um relatório, então desafie-se a fazer essa tarefa em no máximo 30 minutos.

Dessa maneira, você sempre busca quebrar um novo recorde e assim potencializa a sua performance diária. 

Você também pode criar pequenas recompensas para te motivar a vencer esses desafios, como: só poderá tomar uma xícara de café ou fazer uma pausa para descansar se concluir determinada atividade até às 10h.

Enfim, use a sua criatividade!

Utilizar os desafios para se divertir e otimizar seus resultados é uma dica significativa, mas não se esqueça de sempre manter um excelente padrão de qualidade para todas as atividades que você for realizar.

 

8- Procure alguém para ser seu modelo

O melhor caminho para acelerar os seus resultados profissionais é começar a aprender com outras pessoas que já chegaram no nível em que você aspira  alcançar.

Identifique profissionais que são referências na sua área e comece a segui-los para modelar os seus hábitos e desenvolver novas habilidades a partir dos ensinamentos que eles compartilham.

Isso fará com que você dê um grande salto na sua produtividade e entrega de melhores resultados, além de ainda expandir a sua visão de carreira e futuro.