quarta-feira, 20 de abril de 2016

TRAÇANDO A RODA DA VIDA

Dando continuidade ao nosso programa de Auto Lifecoaching, seguimos com nossa segunda sessão, na qual trataremos  uma importante ferramenta.  Parcela importante dos Coachs  conhece e utiliza a famosa “Roda da Vida”. Um dos instrumentos mais tradicionais na promoção do autoconhecimento e  de avaliação pessoal, é praticamente onipresente no Coaching de Vida. A grande vantagem em utilizar essa ferramenta é garantir a você  uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção.
COMO FUNCIONA?
A ferramenta funciona como um gráfico de pizza, que serve para medir o grau de satisfação da  pessoa em  cada área de sua vida. Em uma folha de papel, faça um círculo fatiado em 12 partes, que representam áreas ou segmentos fundamentais da sua vida. Para a Roda da Vida são consideradas áreas como Saúde e Disposição, Desenvolvimento Intelectual, Criatividade e Diversão, Realização e Propósitos, Recursos Financeiros, Contribuição Social, Família,  Relacionamento Amoroso, Vida Social, Equilíbrio Emocional, Plenitude e Felicidade  e  Espiritualidade, entre outros. (veja a imagem abaixo)
O cliente deverá atribuir, então, em linha limite das fatias um valor de zero a 10, partindo do cento da roda. Esses valores corresponderão  ao seu nível de satisfação em relação a cada área ou segmento  analisado.
Esse valor deverá ser reproduzido no gráfico, preenchendo cada fatia com a quantidade especificada. Por exemplo, se o nível de satisfação com a área de finanças for de 5, essa parte do círculo deverá ser preenchida pela metade, e assim sucessivamente  deverá ser reproduzida em todas as áreas analisadas. No final do processo, você terá  uma representação visual de como está a sua vida em diferentes aspectos, conforme  a sua própria avaliação.
No último ato, o cliente deverá eleger a área principal, chamada de alavanca, aquela que apresentou menor valor atribuído.  Essa área será devidamente trabalhada para ter o seu nível de satisfação aumentado e  trazer melhorias para o próprio segmento e para os outros segmentos, alavancando-os também.
Caso você julgue conveniente, pode contatar-me por e-mail (nielsenfreire@gmail.com) enviando-me o seu traçado da Roda da Vida, que farei a análise e recomendações pertinentes, gratuitamente e a devolverei.

Até a próxima  semana, com a terceira sessão.