sexta-feira, 26 de abril de 2019

COMO AVALIAR A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Você já pensou na sua qualidade de vida que você tem no seu ambiente de trabalho e dos efeitos que pode provocar no seu cotidiano em outros ambientes, já que a maior parte do dia você passa no ambiente do trabalho.
Pois é! Apresento oito questões com o propósito de auxiliar as pessoas que desejarem elaborar um diagnóstico sobre sua qualidade de vida no trabalho.
Esse modelo que utilizo foi criado por Walton em 1973. Trata-se do modelo de medição da QVT (qualidade de vida no trabalho) mais amplo, pois contempla indicadores internos e externos à organização.
Você deve fazer sua avaliação, com bastante critério, refletindo sobre cada um dos oito itens abaixo e anotar num papel, caderno ou outra forma, para que você encontre a resposta que procura. Feito isso, você pode me enviar suas respostas e eu lhe encaminharei  os comentários pertinentes sem lhe cobrar nada.

1)  Sistema de compensação. Refere-se à remuneração recebida pelo trabalhador pela realização de seu trabalho
2)   Condições de trabalho.     Refere-se à saúde e ao ambiente físico em que o trabalhador está inserido na organização.
3)   Uso e desenvolvimento de capacidades.    Relativo às oportunidades que o trabalhador possui para utilizar, no seu cotidiano, o seu conhecimento e suas aptidões profissionais.
4)       Oportunidade de crescimento e segurança.      Compreende as oportunidades que a organização oferece ao trabalhador para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e para a sua segurança no trabalho.
5)  Integração Social na Organização.     Visa mensurar a integração social e a ausência de diferenças entre os trabalhadores.
6)   Constitucionalismo.     Garante o respeito da organização em relação aos direitos dos trabalhadores.
7)   O trabalho e o espaço total da vida.    Trata-se do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional do trabalhador
8)       Relevância social do trabalho na vida.    Avaliar a percepção dos trabalhadores quanto à responsabilidade social da organização, relacionamento com os empregados, ética e qualidade de seus produtos e serviços.