segunda-feira, 3 de agosto de 2020

IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO DE TRABALHO


Essa pandemia, apesar de muita dor, sofrimento e mortes, teve também um lado positivo que é a modificação de métodos de trabalho, das formas de consumo, das relações pessoais entre outras coisas, que ocorreriam num determinado lapso de tempo sem dúvida, mas que essa crise fez antecipar esse futuro, por exemplo o Home Office, o Home Work, o incremento dos serviços de Delivery, passamos a comprar quase tudo através do Delivery e Internet, etc.

Também está acelerando a mudança do perfil dos trabalhadores de um modo geral. Os novos profissionais e trabalhadores daqui para frente não mais serão iguais aqueles de antes da crise, podemos chamá-los de profissionais do futuro.

Quando falamos em profissional do futuro, logo pensamos nas profissões que serão destaques nos próximos anos: salário, remuneração, campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e realização pessoal, desenvolvimento pessoal são alguns dos fatores avaliados quando analisamos as profissões  e os empregos que estarão disponíveis e em destaque no Brasil e no mundo a partir da retomada das atividades econômicas.

Não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta na hora do recrutamento e contratação, independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferenciais competitivos do mercado daqui para frente.


Relaciono algumas características que todo profissional deve buscar desenvolver:

Agilidade

Nessa era da tecnologia, a rapidez e agilidade são qualidades fundamentais aos bons profissionais. Isso produz na empresa, diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas.

Adaptabilidade

Capacidade de se adaptar a mudanças e situações adversas rapidamente para enfrentar os imprevistos

Autoconhecimento                                                     

O novo profissional deverá conhecer seus pontos fortes e pontos de fracos e potencializar as habilidades e competências, para poder contribuir de forma positiva com a empresa em que trabalha, tomar decisões seguras, ter foco, otimizar processos e alcançar resultados eficazes.

Capacitação

O profissional deve manter seu aprendizado constante, fazer cursos, especializações, formações, workshops, capacitações, treinamentos etc. Através dessa busca por desenvolvimento profissional, o trabalhador demonstra à empresa, seu interesse por novas técnicas, habilidades e ferramentas, capazes de trazer melhorias e aumentar a produtividade.

Comunicação

Uma habilidade muito valorizada será o ato de, além de saber se expressar, também saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos e dar e receber feedbacks construtivos. Uma organização composta por equipes que conseguem difundir o relacionamento interpessoal e alto nível de comunicação, mantém a alta performance e garante vantagem competitiva.

Criatividade

Exercer o lado criativo e criar formas de trabalho e projetos garantem à empresa inovação, aprimoramento de novas habilidades e maximização da performance.

Além disso, se mostrar uma pessoa interessada nos problemas de seu trabalho, no dia a dia ou, até mesmo, em questões relacionadas à empresa, mas de forma saudável, podem fazer com que você se destaque. Levando a seu gestor soluções que podem auxiliá-lo a resolver um problema.

Equilíbrio

É essencial que o profissional do futuro saiba equilibrar a sua carreira e sua vida pessoal. Para ser um colaborador de destaque, a pessoa deve sim procurar aperfeiçoamento, novas técnicas e ferramentas que contribuam para o seu crescimento. Mas nada disso adianta se ele não buscar o alinhamento em outros aspectos da vida, como relacionamentos, hobbies, família etc.

Flexibilidade

O mercado e as estruturas organizacionais estão em constante mudança, nesse sentido, o ideal é que o profissional do futuro seja flexível a situações como imprevistos, novos desafios e consiga transformá-las em oportunidades, adaptando-se às mesmas, sem que a sua performance sofra consequências negativas.

Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é uma característica mensurável que diferencia o nível de performance, de uma pessoa e um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e sociedade. É essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas emoções para, então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas de trabalho.

Existem pessoas que se sobressaem neste campo, e no ambiente de trabalho, explorando a inteligência emocional com maestria. São capazes de controlar sentimentos ruins, não demonstrando-os; de fazer uma avaliação do cenário; são confiantes e focadas nos objetivos, como no caso de uma promoção.

Também têm consciência de suas capacidades e habilidades e as usam ao seu favor; se adaptam facilmente ao ambiente e às necessidades; são organizadas e comunicativas e sabem conduzir relacionamentos de forma empática e harmônica com os colegas e superiores, se destacando entre os demais.

Proatividade

O profissional do futuro deve tomar iniciativa, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da empresa e assim, colaborar com o seu destaque no mercado em que atua.

Profissional atual x Novo Profissional

O profissional atual é aquele que realiza suas atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, seguindo as orientações sobre o seu trabalho repassadas por superiores, o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.

Já o novo profissional, será aquele que influencia de forma positiva todos em seu ambiente e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento.

O Coaching pode auxiliar os profissionais?

É visível que os profissionais atuais precisam se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias. Nesse sentido, o Coaching é um processo eficaz para que a pessoa identifique suas qualidades e limitações.

Ele favorece para que o profissional seja capaz de desenvolver novas habilidades e competências, ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e assim, aumente sua produtividade e entrega de resultados para a organização.