quarta-feira, 19 de abril de 2017

OS MULTIPLOS BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA DE COACHING



O programa:  coaching
O Coaching é uma ferramenta auxiliar no processo de desenvolvimento das competências pessoais e profissionais, com o objetivo de alcançar resultados positivos previamente planejados.

Com a orientação do profissional Coach, é realizado um planejamento abordando suas aspirações aliadas aos objetivos pessoais e/ou profissionais. Para que os resultados sejam alcançados, o coach trabalha com as competências e habilidades individuais.

O profissional: coach
O coach é o profissional que orienta as pessoas na identificação de suas motivações e comportamentos fundamentais, os quais irão guiar o coachee (cliente) no desenvolvimento de uma trajetória de sucesso, em sua vida pessoal ou profissional. O profissional (Coach) deve ter experiência profissional e formação específica.

Essa experiência e formação específica irão permitir a utilização de recursos ou feramentas que auxiliarão na construção de objetivos, de maneira assertiva, tendo como foco as energias de cada um no desenvolvimento de habilidades e competências emocionais, comportamentais, entre outras. Tudo isso seguindo um planejamento com metas  definidas prazos e aspirações de crescimento profissional e pessoal.
O cliente: coachee
Os benefícios do coaching são inúmeros, uma vez que muda completamente a maneira de se enxergar enquanto indivíduo. Vamos, no entanto, apontar dois pontos principais:

O primeiro é a possibilidade de ter um plano de ação bem elaborado, com o objetivo de conquistar melhores resultados na trajetória pessoal ou profissional, envolvendo realizações e autoconfiança.

O segundo é o  autoconhecimento. Muito importante, pois o indivíduo melhorará  o relacionamento consigo mesmo e com o meio em que está inserido, sendo permitido entender seus erros e anseios e tentar melhorá-los. Isso ocorre tanto na parte pessoal quanto profissional, já que ambos guardam influências mútuas.

Os investimentos em programas de coaching , portanto, ajudam a conquistar o sucesso para as pessoas  e para a empresa, de modo que os ganhos são para todos.
Benefício do coaching para empresas
As empresas podem obter benefícios, os mais amplos possíveis, ao contratarem programas de Coaching, tanto para sua Diretoria, para o segmento gerencial ou mesmo para o quadro de colaboradores. Um dos principais benefícios que destacamos é a retenção de talentos. A baixa rotatividade estimula a continuidade dos trabalhos, além disso, as pessoas passam a ser mais comprometidas com a organização, alcançando melhores resultados.

Outra vantagem é a motivação e a consequente melhora do clima organizacional, pois o colaborador sente-se valorizado ao perceber que a empresa está investindo em seu desenvolvimento. Isso faz ele se comprometer mais e transmitir suas impressões para os demais colegas, que também se sentirão assim. Desta maneira, há um bom clima de relacionamento dentro da empresa.

Assim, a empresa conquista resultados efetivos, pois as qualificações ajudam no desenvolvimento do trabalho de cada profissional, que conseguirá melhor desenvolvimento técnico e melhores resultados.
O que você achou dessa prática? Interessante, não é? Comente abaixo sua opinião e experiência sobre o assunto! E se quiser saber mais sobre coaching fale com a NF Coaching. Agende sua primeira sessão.