domingo, 3 de janeiro de 2016

MOTIVAÇÃO PESSOAL
Olá,
Como foram as suas festas? Maravilhosas, espero! E agora? Como você está se sentindo nesse início de ano? Confiante? Esperançoso(a) Tem seus objetivos definidos? Tem planos traçados? Como está sua motivação para enfrentar e vencer todas as adversidades que estão sendo anunciadas nos campos social, político, econômico-financeiro, mercado de trabalho, e etc?
É preciso que esteja MOTIVADO! Ou seja, que tenha motivos para enfrentar e vencer os próximos desafios desse ano.
Agora, se você está sentindo um peso sobre os ombros; se tem mais dúvidas e incertezas do que convicções e esperanças:  É HORA DE AGIR.  É preciso encontrar aquela  força interior que traz  de volta para o patamar do “ser motivado”. Não podemos deixar a esperança morrer.
Acredito que cada pessoa tem seu próprio arsenal para se motivar. Contudo, é interessante ver ideias novas que costumam funcionar com os outros. Assim, expandimos nossas opções para os momentos de crise.
Relaciono abaixo dez dicas de motivação. Algumas já experimentei e tive bons resultados e outras mantenho disponíveis. Recomendo que as utilize e até as escreva para ter sempre em mãos para quando precisar

TRACE UMA META PRINCIPAL. Se você se vê em um beco sem saída, acorda pelas manhãs sem vontade de levantar e  trabalhar, o que poderia acontecer para que esta sua realidade seja mudada? Trace uma meta realizável, alcançável  que lhe estabeleça um desafio e permita-lhe  o retorno do seu prazer em trabalhar. Quem sabe  abrir um negócio próprio, mudar a área de trabalho ou de emprego, ampliar os estudos, ou seja, alguma coisa  que faça seus olhos brilharem novamente e seu  coração bater acelerado na expectativa dos resultados.

TRACE METAS MENORES.  Determine metas menores que possam ser concretizadas a curto prazo e possibilitem  a você alcançar a meta principal. É bem possível que sua meta principal necessite de um tempo maior para ser atingida , então trace metas parciais e estabeleça um plano para alcançá-la.

DETERMINE RECOMPENSAS. Crie recompensas para celebrar a  sensação de êxito. Se você consegue um bom resultado em algum projeto, festeje. Terá mais forças para buscar a próxima vitória. Determine recompensas pessoais para cada meta atingida. O sentimento de sucesso será ampliado, trazendo mais  motivação  para novas conquistas.

UTILIZE  O MÉTODO DO TRABALHO RELÂMPAGO. Às vezes a pessoa se encontra numa situação tão extrema de desmotivação que não consegue  sequer dar o primeiro passo na direção de realização de seus projetos. Fica estagnado, parado, as vezes deitado  e a inércia impede de sair desta situação. A técnica do  trabalho relâmpago  é uma aliada nessas horas. Ela acaba de vez com a procrastinação em casos extremos.

DETERMINE AS PRÓXIMAS AÇÕES. Determinar as próximas ações é como construir um guia dos  primeiros passos pessoais para realização de um projeto.

BUSQUE  UM PARCEIRO OU SÓCIO.  Encontre alguém que lhe motive. Pode ser um colega de trabalho com quem possa conversar ou alguém para desenvolver trabalhos em equipe. É como numa academia de ginástica. Ir sozinho é muito mais difícil do que ir com um amigo(a).

CONVERSE COM SUA FAMÍLIA.  O apoio familiar é o mais importante em horas difíceis de qualquer natureza. É  crucial. Não seria diferente com motivação. Converse com sua família ( esposa/esposo/pai/mãe/irmão/irmã ),  peça opinião, fale o que pensa. O sentimento de conforto dará a tranquilidade necessária  para tomar providências mais consistentes,  bem pensadas.

LEIA UM LIVRO.  Os livros são aliados poderosos, até aqueles de Auto Ajuda. Você  encontrará dicas que podem  lhe ajudar a sair  desta situação. Meu conselho é: não seja cético, nem intolerante, muito menos preconceituoso (a).

PRATIQUE UM ESPORTE.  O resultado é imediato. Quando se pratica algum esporte  sente-se  mais disposto  para tudo. Acordar, trabalhar, conversar, interagir e  praticar esportes. Agora, se você é uma pessoa não voltada aos esportes, a  terapia, pode ser uma boa opção.

MUDE DE EMPREGO.  Esse é um passo extremo, mais radical. O ideal é que não seja necessário  recorrer a esse método, mas se for necessário e se todas as outras opções  tiverem resultado nulo, então,   conscientemente,  mude de emprego.


Esta lista foi composta com base em minha experiência pessoal. Alguns itens foram por mim experimentados, outros aprendi nos livros, mas acredito firmemente que funcionarão quando necessários. Também não esgota o assunto da motivação pessoal. Mas é um primeiro passo. Feliz 2016.