segunda-feira, 13 de julho de 2020

A importância do autoconhecimento na procura de novo emprego




Para muitos profissionais, o processo da procura de um emprego ou mudança de carreira é algo penoso, podendo resultar em efeitos indesejáveis ao estado emocional daqueles que pretendem conquistar uma boa posição no mercado de trabalho.
Nossa experiência mostra que, por vezes, excelentes profissionais não são chamados para uma entrevista por motivos simples,
que vão desde a elaboração inadequada de seu currículo, desconhecimento dos métodos de networking, utilização das redes de relacionamento pessoal, hoje em dia fundamentais para a obtenção de um bom posicionamento no mercado de trabalho e até problemas com o autoconhecimento.
Antes de começarmos a trabalhar no processo de busca por um emprego, recolocação profissional ou mesmo transição de carreira, você tem uma tarefa muito importante a cumprir: conhecer bem a si mesmo!
O autoconhecimento será importantíssimo para que a sua procura por emprego ou transição de carreira ocorra sob seu controle, da melhor e mais suave maneira. Você é colocado no centro do processo.
Alguns pensadores e filósofos já nos deram essa instrução há muito tempo. Sócrates, por exemplo, disse: "Conhece a ti mesmo”. Confúcio afirmou: "Pobre daquele que não se conhece. Jamais poderá conhecer os outros verdadeiramente e terá dificuldades de reconhecer-se nos relacionamentos com seus semelhantes".
Mas infelizmente muitos atravessam boa parte da vida sem se conhecer profundamente. A falta do autoconhecimento poderá prejudicar seu desempenho durante processo de recolocação, procura de emprego ou mudança de carreira.
Você realmente se conhece? Se sim, ótimo! Mesmo assim, trabalhe um pouco mais de tempo nessa tarefa e reflita novamente. Vale a pena! Você certamente descobrirá algumas coisas novas. Para ajudá-lo neste processo, oferecemos a seguir um método simples de poder conhecer um pouco mais sobre você.

Antes disso, leia esses 7 conceitos de nivelamento:
1. Crenças: fatores limitantes. Verifique o seu conjunto de crenças, talvez algumas delas podem ser revistas de maneira a ampliar suas chances de recolocação no mercado de trabalho.
2. Medos: assim como crenças, também impõem limites. Verifique também se todos os seus medos são realmente fundamentados e se você pode eliminar alguns deles.
3. Pontos fortes: a princípio, aparentemente depõem a nosso favor, mas nossa excessiva autoconfiança sobre eles pode ser prejudicial no processo de recolocação profissional a ser enfrentado.
4. Pontos fracos: são aqueles que você identifica como seus pontos a melhorar, representando tudo aquilo que você acha que deve ser aprimorado. O que você está esperando para iniciar seu desenvolvimento pessoal? Também aqui, procure traçar um planejamento de melhorias em você mesmo, com metas, objetivos e os modos de alcançá-los. Isto, sem dúvida, irá aumentar suas chances de recolocação profissional.
5. Os desejos, ao mesmo tempo que o movem para frente, podem fazer com que você desperdice algumas boas oportunidades. Ter os desejos fora de sincronia com a sua realidade também poderá prejudicá-lo no processo de recolocação profissional.
6. Saber aonde quer chegar é muito importante, pois este é o Norte que irá reger a sua vida e a busca por seu novo emprego. Sem este rumo, você ficará à mercê do mercado, sem perspectivas e, em breve, provavelmente, estará novamente insatisfeito com o seu emprego.
7. Tenha seu objetivo e, principalmente, a forma como alcançá-lo muito bem sincronizados com sua realidade atual. Como você pretende chegar ao seu objetivo é também um tema muito importante. É subindo degrau por degrau que se chega ao topo de uma escada.
Feito isso, vamos lá:
Em uma folha de papel, relacione os tópicos abaixo e seus pensamentos sobre cada um deles. Não subestime a tarefa de escrever estes pontos, pois ela irá induzi-lo a levar o tempo necessário para que você faça uma reflexão consistente sobre tudo o que está escrevendo. Não tenha pressa ao realizar essa tarefa.
1. Minhas crenças
2. Meus medos
3. Meus pontos fortes, minhas qualidades
4. Meus pontos fracos
5. Meus desejos
6. Aonde quero chegar
7. Como pretendo chegar
Depois de ter todos estes pontos descritos, volte e releia-os, um a um. Reflita sobre cada um deles, vendo se realmente representam a realidade. Perceba que, nesse momento, você provavelmente estará sozinho. Portanto, evite enganar a si mesmo, seja sincero e honesto.
Salientamos também que, para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, é importante que você esteja aberto às oportunidades mais adequadas que surgirem durante sua busca pela realização pessoal e profissional. Portanto, mantenha-se aberto a mudanças em sua vida, em seu modo de encarar sua profissão e em você mesmo.
Dê atenção as quatro etapas a seguir, importantes para ajudá-lo a realizar mudanças necessárias:
1. Perceber, sentir e compreender o seu momento atual momento
2. Querer realmente realizar mudanças
3. Perceber, sentir e compreender qual o objetivo dessas mudanças
4. Agir de acordo com a consciência adquirida nas etapas anteriores. Incomode-se, não se acomode, pois a humanidade só cresceu, modificou coisas e criou outras quando se sentiu incomodada.
Após ter realizado este precioso exercício e analisado as oportunidades de mudanças, você talvez tenha concluído que realmente já se conhecia muito bem. Excelente! Mas talvez tenha tido a oportunidade de reavaliar alguns pontos e, provavelmente, já se sente mais bem preparado para dar início ao seu processo de recolocação profissional.
Caso perceba que está num momento de baixa autoestima e encontrar dificuldades para dar prosseguimento aos próximos passos - em que irá relacionar suas habilidades, qualidades e aptidões -, aconselha-se procurar a ajuda de um especialista.
Profissionais como Coach de Carreira e Coach de Vida, por exemplo, estão aptos a auxiliá-lo em seu autoconhecimento, requisito fundamental nessa etapa de sua vida.