quarta-feira, 25 de novembro de 2020

COMO VENCER A PANDEMIA

 

COMO VENCER A PANDEMIA








Olá meus amigos,

Estou aqui para conversar com você sobre como   vencer essa pandemia.

Sem dúvida alguma a pandemia trouxe muita dor, sofrimento e morte. Mas teve também seu lado positivo que é a modificação de alguns métodos de trabalho, das formas de consumo, das relações pessoais entre outras coisas. Não estou de modo algum minimizando o sofrimento e a dor das perdas que as famílias sofreram, muito pelo contrário.

Mas as mudanças ocorreriam num determinado tempo sem dúvida, mas o aparecimento desse vírus de maneira súbita causou o mal maior que foi o medo entre as pessoas.

Todos estamos com muito medo, mesmo Jesus tendo nos ensinado “não tenhais medo. (Mt.10). Sim, estamos com muito medo: medo do vírus, medo de nos aproximar das outras pessoas, medo de ir trabalhar, medo das vacinas, medo de procurar os médicos etc. Não podemos mais viver assim! É preciso fazermos alguma coisa. Mexer nessa pedra.

O ano está terminando e essa é a hora da virada! A hora da virada! Agora!

Mas que virada? Se ficarmos apenas com o pensamento da virada, da mudança, do novo, sem ação nem atitude, daqui há pouco o ano novo se tornou velho e nada aconteceu.

Então a virada não é do ano. É pessoal.  É nossa. A mudança é com a gente. O novo somos nós!

Também os perfis dos trabalhadores de um modo geral, sofreram o impacto da pandemia. Os profissionais e trabalhadores daqui para frente não serão mais iguais aqueles de antes da crise, podemos até chamá-los de profissionais do futuro.

E quando falamos em profissional do futuro, logo pensamos nas profissões que serão destaques nos próximos anos. Salário, remuneração, campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e realização pessoal, desenvolvimento pessoal são alguns dos fatores avaliados quando analisamos as profissões e os empregos que estarão disponíveis e em destaque no Brasil e no mundo a partir da retomada das atividades econômicas.

Não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta na hora da contratação. Independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferenciais competitivos do mercado daqui para frente.

Os candidatos a novos empregos deverão estar atentos nesses requisitos e na aquisição de características como algumas a seguir, e que serão diferenciais no momento do recrutamento, da seleção e da contratação. Veja: Agilidade, Adaptabilidade, Autoconhecimento, Capacitação, Comunicação, Criatividade e Equilíbrio, Flexibilidade, Inteligência Emocional, Proatividade.

Haverá certamente um embate entre os modelos atual e o novo profissional.

O atual realiza suas tarefas de forma linear, ou seja, seguindo as orientações sobre o seu trabalho repassadas por superiores; o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.

Já o novo profissional, será aquele que influencia de forma positiva todos ao seu redor e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento. O foco estará no resultado alcançado pela equipe.

O Coaching pode ajudar esses profissionais: É visível que os profissionais atuais precisam se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias. Nesse sentido, o Coaching é um processo eficaz para que a pessoa identifique e avalie suas qualidades, aspirações e limitações.

Ele favorece o profissional para que seja capaz de desenvolver novas habilidades e competências, ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas e superiores, aumentar a produtividade e entregar  resultados para a organização e faz isso através de  programas de carreira, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento de liderança, e outros.

Então, como eu disse, a hora é agora, não fique esperando pelo acaso, pelo incerto. Inscreva-se já!