quinta-feira, 2 de maio de 2019

TRANSIÇÃO DE CARREIRA


Transição de carreira

Por que fazer uma?



Existem vários motivos que fazem uma pessoa buscar novos rumos profissionais: 
anseios por novos desafios;
contentamento em outras áreas;
demissão;
desejo de mudanças ou melhorias;
necessidade de recolocação no mercado;
procura de felicidade etc.
Seja qual for a motivação ou necessidade, a transição de carreira pode causar danos à pessoa que não souber administrar bem essa fase.
É importante buscar alternativas para manter a saúde física e emocional em alta. É preciso equilíbrio, buscar novos caminhos e também mostrar-se capaz para novos desafios, pois quando a oportunidade chega é preciso estar pronto.
Faça da transição o seu projeto
Quando mudar de carreira é uma decisão do indivíduo, normalmente costuma ser mais fácil, pois já  existe disposição para o novo. Tudo tende a ser melhor. Porém, quando a mudança decorre de uma demissão é importante desfazer de tudo que remete ao emprego anterior e estar pronto para seguir em frente.
Crie uma rotina, uma agenda e metas semanais para manter a sua busca aquecida. É importante ter uma rotina para evitar a procrastinação. Quem está em busca de novas oportunidades de trabalho, deve continuar se aprimorando, manter-se atualizado, reforçar e criar redes de contatos e, principalmente, cuidar da saúde, mantendo a motivação em alta.


 A orientação profissional faz toda diferença

A ajuda de um coach de carreira pode facilitar o processo de mudança em meio à crise e dificuldades.
Passar por uma transição de carreira é um desafio. Por esse motivo, cresce o número de pessoas que procuram ajuda profissional. Um especialista em transição de carreira pode auxiliar nesse momento. 
Ele ajudará você a se organizar para dar seus próximos passos com mais propriedade, sabendo que suas metas profissionais estão alinhadas com seus talentos, valores e com seus objetivos de vida.
Também terá um plano para o seu desenvolvimento. O foco do trabalho é sempre entender o contexto daquela pessoa como um todo, pois não podemos sair dando orientações sem ter o conhecimento mínimo da história de cada um. Trabalhamos os medos, os bloqueios, as expectativas, os sabotadores e dificuldades que podem interferir no processo.
Esse profissional também contribui muito para manter a motivação do indivíduo, trabalhando seus pontos fortes e fazendo com que ele se aproprie de sua bagagem e experiência.
Agora, aproveite as oportunidades! Não foque apenas na questão financeira

Existem inúmeras áreas em que se é possível trabalhar. Assim sendo: pesquise e aproveite as oportunidades que surgirem no seu caminho. Converse com pessoas da área, entenda bem o mercado e esteja disposto a começar algo novo. Também seja proativo e, além de investir em cursos (ou seja, na parte teórica), também coloque a mão na massa, mesmo que ainda não seja expert no negócio. Somente assim você saberá quais habilidades desempenha melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário