sábado, 25 de julho de 2015

EXERCÍCIO PARA O AUTOCONHECIMENTO


O  autoconhecimento é importante para que possamos nos tornar senhores de nossas escolhas, conscientes de nossas posturas e líderes de nós mesmos. Aquele que se conhece sabe aonde quer chegar, para onde quer ir, e o que fazer para alcançar sua realização pessoal.

Sente-se confortavelmente em um ambiente em que esteja só. Tome sete folhas de papel ou um caderno. Em cada folha escreva no alto da página um dos títulos relacionados  abaixo e, escreva em seguida,  as suas respostas a cada um deles. Seja bastante claro e preciso nas suas respostas.  Não subestime a tarefa de escrever sobre estes pontos, pois ela irá induzi-lo a levar o tempo necessário para que você faça uma reflexão consistente sobre tudo o que está escrevendo. Não tenha pressa ao realizar essa tarefa.

1. Quais são as minhas crenças;
2. Quais são os meus medos;
3. Quais são os meus pontos fortes, minhas qualidades;
4. Quais são os meus pontos a melhorar, meus pontos fracos;
5. Quais são os meus desejos;
6. Aonde quero chegar, quais são os meus objetivos;
7. Como pretendo chegar; o que devo fazer para alcançar meus objetivos

Depois de ter todos estes pontos descritos, releia-os, um a um. Reflita sobre cada um deles, avaliando se realmente representam a sua realidade. Veja, você  estará sozinho. Portanto, evite enganar a si próprio, seja sincero e honesto. Após ter revisto o que você escreveu, questione-se sobre cada um dos tópicos, lembrando que:

1. Crenças são fatores  limitadores. Verifique se algumas delas podem ser revistas de maneira a ampliar suas chances de recolocação no mercado de trabalho.
2. Medos, assim como crenças, também impõem limites. Verifique também se todos os seus medos são realmente fundamentados e veja se pode eliminar alguns deles.
3. Pontos fortes e qualidades, em princípio, atuam  a nosso favor, mas nossa excessiva autoconfiança sobre eles pode ser prejudicial em determinados  processos:  de recolocação profissional a ser enfrentado, por exemplo.
4. Pontos a melhorar são aqueles que você identifica como seus pontos fracos, representando o que você acha que deve aprimorar-se.
O que você está esperando para iniciar seu aprimoramento pessoal? Também neste item, procure traçar um planejamento de melhorias em você mesmo, com metas, objetivos e os modos de alcançá-los. Isto, sem dúvida, irá aumentar suas chances.

5. Os desejos, ao mesmo tempo em que o movem para frente, podem fazer com que você desperdice algumas boas oportunidades. Ter os desejos fora de sintonia  com a sua realidade poderá prejudicá-lo.
6. A onde quero chegar, quais são os meus objetivos é muito importante, pois isto irá nortear a sua vida. Sem este rumo, você ficará à mercê do mercado, sem perspectivas e, em breve, provavelmente, estará novamente cultivando insatisfações.
7. Como você pretende chegar ao seu objetivo é também um tema muito importante. É subindo degrau por degrau que se chega ao topo de uma escada. Lembre-se que o primeiro degrau, muito embora mais próximo do chão, é o primeiro passo para se chegar ao alto. Tenha seu objetivo e, principalmente, a forma como alcançá-lo muito bem identificados  com sua realidade atual.

Salientamos também que, para acompanhar as mudanças, é importante que você esteja aberto às oportunidades mais adequadas que surgirem durante sua busca pela realização pessoal e profissional. Portanto, mantenha-se aberto a mudanças em sua vida, em seu modo de encarar sua profissão e em você mesmo.

A seguir apresentamos  quatro etapas importantes para ajudá-lo a realizar mudanças necessárias:

1. Perceber, sentir e compreender nosso atual momento;
2. Querer realmente realizar mudanças;
3. Perceber, sentir e compreender qual a finalidade dessas mudanças;
4. Agir de acordo com a consciência adquirida nas etapas anteriores;

Não se acomode, pois a humanidade só cresceu, modificou coisas e criou outras tantas quando se sentiu incomodada. INCOMODE-SE.


Após ter realizado este exercício e analisado as oportunidades de mudanças, você talvez tenha concluído que realmente já se conhecia muito bem. Excelente! Mas talvez tenha tido a oportunidade de reavaliar alguns pontos e, provavelmente, já se sente melhor preparado para dar início à nova maneira de conduzir sua vida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário