domingo, 22 de novembro de 2015

A PROFISSÃO DE COACH

Recentemente ví um vídeo que dividia a atuação do Coach em três grandes grupos:
ü Life Coaching, que  qualificou de básico;
ü Executive Coaching, que afirmou ser mais especializado; e o
ü Master Coaching, como sendo o Mestre dos Coachs.
Achei  essa divisão muito simplificada. O coaching está tomando uma dimensão muito grande e com velocidade assustadora, dado os resultados obtidos pelos profissionais que estão atuando nesse mercado, e assim, já temos novas especializações do coaching, que de certo modo pode  até ser entendido como uma sub especialização daqueles três grandes grupos. Por exemplo:
No Life Coaching temos: Coaching pessoal, profissional, carreira, casamento, noivos, emagrecimento, educacional, etc
No Executive Coaching temos: Organizacional, Vendas, Finanças, Planejamento, Gestão, RH, Liderança e muito mais.
Master Coaching, além de poder cuidar de todos esses segmentos citados anteriormente, ele também se propõe a ajudar na formação de novos Coachs.
A atuação profissional em cada um desses segmentos, independentemente do nível de  formação, deve respeitar as características , as  habilidades e competências pessoais do profissional, além da empatia que cada um pode ter para sua atividade, ou seja, há Coachs que demonstram gostar mais de tratar com as pessoas, uma a uma, olho no olho; há outros que preferem tratar dos assuntos em grupo e há ainda outros profissionais que preferem se empenhar no campo empresarial, e nem por isso um é mais ou menos especializado do que o outro.

O importante é que, independente das origens de formação e das especializações, durante as sessões de coaching deve haver uma perfeita interação e confiança entre o Coach (Profissional) e o Coachee (cliente) sem o que, o  êxito do programa poderá ser, seriamente, comprometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário