sexta-feira, 3 de novembro de 2017

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL

Quero retomar uma conversa que tivemos em meados de novembro do ano passado e em agosto ultimo voltamos a tocar no assunto.
De um modo geral as empresas, nesta ocasião elaboram os seus planejamentos e por que as pessoas não fazem a mesma coisa. Você não é uma pessoa dentro da sua empresa e outra fora dela — então por que seu negócio tem um planejamento estratégico, mas sua vida não?
Qualquer objetivo, quando colocado no papel (ou numa planilha), tem mais chances de ser concretizado.

O  ano está terminando e o momento é o mais adequado  para  reflexão: Eu tenho um planejamento pessoal que mostra meus objetivos, meus projetos, onde quero chegar? É hora de olhar para traz e avaliar o que foi feito e perguntar: meus objetivos foram alcançados? As metas que tracei foram atingidas? Onde errei  , onde acertei? E agir!.
Agir significa elaborar o instrumento mais importante para o seu crescimento pessoal: o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Planejar é a única maneira, que uma pessoa  tem de traçar o seu caminho na vida em direção aos  objetivos. Esse momento é o mais oportuno para  isso.
Planejar é identificar seus objetivos e os meios necessários para alcança-los, traçar as metas e elaborar o  plano de ação que vai possibilitar a realização dos sonhos.
Rapidamente, com o propósito de auxiliar a elaboração do Planejamento Estratégico Pessoal, relaciono abaixo os 5 passos imprescindíveis para o sucesso de qualquer planejamento:

1. O que é o Planejamento Estratégico Pessoal
É uma mágica? Uma imersão? Veja como dedicar um olhar para seu desenvolvimento pode inspirar seu sucesso — aquele que você mesmo define para você.

2. Valores, Propósito e Rede
Para você definir o que é sucesso para você, é muito importante ter clareza sobre quais são seus valores, seu propósito de vida e a rede de pessoas com quem você pode contar.
3. Fazendo uma análise SWOT de si mesmo
Ao fazer um Planejamento Estratégico Pessoal, é preciso olhar também para suas próprias capacidades e suas fraquezas. Que tal refletir sobre os aspectos internos e externos que podem ajudar  ou impedir seu desenvolvimento?
4. Plano de Ação do seu PEP
Você já definiu seus valores, seu propósito de vida, o grupo de pessoas com quem você pode contar e fez uma análise SWOT de si mesmo. Chegou a hora de consolidar todas essas ações no que vai, efetivamente, levá-lo até o cumprimento do que significa sucesso para você.
5. Monitorando e celebrando seus indicadores
Agora que seu PEP está pronto, como saber se você está indo no caminho certo?
Nessa fase é transformar os sonhos, objetivos  em meta para alcançar uma maior realização pessoal e profissional como empreendedor.


Para se aprofundar ou para traçar o seu planejamento estratégico pessoal e/ou obter mais informações mantenha contato pelo e-mail :  nielsenfreirecoach@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário