PROPOSTAS COMERCIAIS IRRECUSÁVEIS
Bom, o ano novo já
está correndo! Ontem, ao chegar, ele trouxe para cada um, 365
dias de oportunidades de realizações, negócios e sucesso.
Para isso, são várias
as ferramentas para auxiliar você a deslanchar os seus negócios ou as
atividades pessoais, todas já comentadas aqui, como por exemplo planejamento
estratégico, técnicas de fazer acontecer, o poder do agora, o poder da ação, análise
SWOT, análise GUT, etc, que podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto
duas ou mais. O que não pode é não fazer nada.
Certamente as
oportunidades de negócio trarão demandas de propostas comerciais , as quais deverão ser elaboradas com muito
cuidado, pois cada profissional fornecedor
tem um único tiro, se errar o alvo, não cabe lamentações.
O propósito dessa
ferramenta apresentada agora e criada no NFCoaching, é inovadora e facilitará a descoberta da melhor
forma de elaborar uma proposta comercial
, mas é preciso que dê sua melhor
atenção em:
1) Contemplar a solução dos problemas dos clientes,
2) Gerar,
lucratividade e acessibilidade para sua empresa,
3) Tornar o modelo de
negócio viável, flexível e competitivo.
Aprenda neste passo a
passo como utilizar a ferramenta de forma eficaz, buscando por novas
oportunidades e amplie sua oferta de produtos e serviços.
Comece então a elaboração de sua proposta tomando uma folha
de papel e dividindo-a com linhas perpendiculares, duas verticais e outra horizontal, de modo a ter seis
quadrantes, os quais deverão ser denominados
por: NECESSIDADES
– OBSTÁCULOS – PONTES - GANHOS –
GERADORES E VALORES, como no exemplo. Mas use sua criatividade, pode utilizar 6 folhas de papel separadas
para cada um dos quadrantes.
NECESSIDADES
|
OBSTÁCULOS
|
PONTES
|
GANHOS
|
GERADORES
|
VALORES
|
Ao dar início a elaboração
da proposta de trabalho, será necessária uma análise criteriosa do mercado, pesquisando e
listando informações estratégicas sobre
o cliente. Dê início ao trabalho relacionando o que o cliente está buscando, ou trabalho a fazer,
ou seja, aquilo que é preciso realizar e que você deverá entregar. Aplique suas
anotações no quadrante NECESSIDADES. ( Você poderá escrever diretamente no
formulário matriz ou utilizar aqueles papeis coláveis, autoadesivos coloridos.
Descreva quais são os
desafios e os problemas referentes ao
trabalho a ser feito. Seja explícito e meticuloso nessa fase da criação da proposta. Aplique
suas anotações no quadrante OBSTÁCULOS.
Analisando o que foi
listado no quadrante OBSTÁCULOS, pense quais podem prevenir os impactos negativos e positivos nas possíveis soluções dos problemas com os produtos e/ou serviços.
Aplique essas observações no quadrante PONTES .
Relacione as
expectativas, resultados ou benefícios
que o cliente quer alcançar ou está procurando. Aplique suas anotações no
quadrante GANHOS.
Observando o que foi relacionado no quadrante GANHOS pense agora quais os que irão criar benefícios geradores
de valor aos produtos e/ou serviços. Aplique essas observações no quadrante
GERADORES.
Agora, relacione os produtos e/ou serviços em torno dos quais uma solução é desenvolvida. Adicionando várias
propostas para então analisar quais tem o máximo possível de propriedade com
tudo que foi colocado no seu quadro. Aplique essas anotações no quadrante VALORES.(são
os benefícios que você entrega ao seu cliente).
Com a ferramenta preenchida, faça uma análise ampla do cenário
gerado e construa estratégias para serem colocadas em prática na elaboração da
proposta de valor,(benefícios que o cliente espera de você, dos seus produtos
ou serviços). Lembre-se:
Nenhum comentário:
Postar um comentário