quarta-feira, 18 de abril de 2018


5 PASSOS PARA MUDAR SUAS ATITUDES



Os seus comportamentos têm interferido na sua vida?
Algumas pessoas, com problemas semelhantes,  lutam para mudar suas atitudes e hábitos.
E você,  quer mudar?
Há muitos livros e artigos tratando sobre a mudança de atitudes, mas de modo geral há uma concordância de que não se muda as atitudes se não houver, primeiro de tudo, a Vontade de Mudar. Em havendo essa vontade, tudo fica mais fácil, basta apenas traçar uma estratégia e agir.
Então, vamos lá, apresento em baixo 5 passos para uma mudança comportamental. Existem outros e não esgoto o assunto, mas garanto  que esses funcionam.
1º passo -  A ação essencial para encontrar seus motivos - Preparação:
Prepare-se para mudar. Estabeleça a sua meta. Seja específico. Trace o seu objetivo positivo. Certifique-se de que eles são realistas e concentre-se em um comportamento ou circunstância realista. Acompanhe o seu progresso com indicadores, registros ou gráficos. Esteja consciente do problema que está sendo tratado. Avalie as suas causas e consequências Crie um slogan de compromisso,se possível ,  do tipo “Eu vou conseguir!”. Solicite a ajuda de  um grupo de pessoas com os mesmos interesses.
2º passo - Uma atitude necessária antes da ação - Planejamento:
Tem pessoas que faz pouco ou nenhum planejamento antes de embarcar em um projeto de mudança e, como resultado óbvio, não conseguem alcançar os seus objetivos. Então procure não ser  ambicioso demais ao elaborar as metas de curto prazo. Esteja atento aos gatilhos mentais que disparam o seu comportamento negativo. Essa é uma estratégia ótima para impulsionar a autoconsciência, um catalisador de mudança vital. Determine se este é o momento certo de comunicar as suas intenções à família e amigos. Desenvolva e coloque no papel o seu plano de ação. Afixe-o em um local bem visível. Comece dando pequenos passos. A motivação vai crescendo normalmente com as conquistas.

3º passo – Fazendo acontecer e celebrando as conquistas - Ação
Após as fases de  preparação e planejamento, agora é a hora de agir e começar a verdadeira mudança, eliminando  os comportamentos negativos e mudando a sua vida. A recompensa será um grande impulsionador das mudanças desejadas . Se dê um presenteie especial, como uma pequena viagem ou um objeto muito desejado, ao conseguir superar um mau hábito. Comemore todos os sucessos. Afaste-se das  pessoas que impedem o seu processo de mudança, evite-as. As relações de apoio são essenciais nesta momento.
4º passo -  Gerenciando os “deslizes” - Persistência:
Não se martirize por causa de alguma falha. Mantenha-se firme na jornada de mudança. Não  perca o seu foco, mesmo que sofra um deslize. É comum pessoas que lutam com comportamentos ruins sentirem impulsos incontroláveis para repetir ações negativas. Os deslizes são uma parte normal do processo de mudança. Se você escorregar, retorne imediatamente ao seu programa. Não se entregue ao pensamento destrutivo. O que importa é a sua resposta corajosa aos erros. Lembre-se: “um deslize não é uma queda”.
5º passo - Mantendo o ritmo da mudança - Perseverança:
Nesta fase, a perseverança é uma virtude essencial. Se a sua motivação estiver vacilando, persevere ainda assim. Não assuma novos desafios, pelo menos por algum tempo, para que você continue progredindo rumo aos seus objetivos imediatos. Visualize o seu futuro bem-sucedido e acredite!
A propósito, você conhece a diferença entre Persistência e  Perseverança ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário