segunda-feira, 30 de abril de 2018


O PROBLEMA DA FALTA DE FOCO.   
Foco é o ponto onde concentramos nossa atenção e esforço nas atividades diárias relativas a vida pessoal, lazer, ambiente de trabalho e também um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente. O excesso de informações múltiplas (músicas, notícias, mensagens, redes sociais, etc) inunda de tal forma o dia, que prejudica a concentração das pessoas  que não sabem filtrar tais informações. Perder o foco nas atividades diárias  é algo comum e precisa de  técnicas e estratégias para alcançar os objetivos.
https://megaempreendedores.com.br
Uma pessoa sem foco  tem dificuldade de se organizar e tende a dispersão. Normalmente faz de tudo um pouco, mas sem um propósito definido e sem resultados. No final do dia apresenta-se exausto e sem conseguir medir o que foi feito durante o dia.  
A falta de foco  é causa direta da baixa produtividade. 
O sucesso exige disciplina e planejamento para dar continuidade as atividades sem perder o alvo. O sucesso é igual a resultado.
Quando o profissional não tem foco definido,  se dispersa facilmente, não consegue estabelecer  prioridades e  importâncias das tarefas e geralmente só responde às urgências.  Apagar incêndio. Sem  foco e planejamento, continuará apagando o fogo, fazendo o que exigido de imediato. Sem tempo para inovar, para estudar novos métodos, não há tempo de criar, e o seu trabalho é desvalorizado.
Uma das maiores tendências de quem passa por essa fase é  ceder aos prazeres e ao lazer. Atividades passatempos, jogos, e-mails, mensagens no WhatsApp, bate papo, facebook, etc, muitas vezes são responsáveis pela dispersão dos profissionais, que deixam de priorizar e dar atenção as tarefas, traçar novas metas no dia, ou mesmo de avaliar seus resultados.
É necessário buscar equilíbrio nas atividades desempenhadas durante o dia. Ir  ao cinema, escutar música, assistir  seriados de TV, conversar com os amigos, etc  são atividades igualmente importantes e necessárias  para agradar os sentidos e manter a qualidade de vida.
O problema da falta de foco é a dispersão e a baixa produtividade; não dar prioridade  as atividades dentro dos horários específicos: hora de trabalho é trabalho; hora de lazer é lazer, e  assim com todas as demais atividades diárias . Utilizar uma agenda elaborada cuidadosamente no dia anterior, ajuda a evitar as interferências e a falta de foco. Dar atenção ao necessário e urgente  não leva à excelência e ao sucesso pessoal e profissional. A pessoa que tem essa postura geralmente não tem metas e objetivos, o que faz com que ela se sinta perdida. Para não se sentir inútil, essa pessoa acumula  muitos compromissos diários  e relaciona  o fato de estar ocupada a alta produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário