segunda-feira, 23 de abril de 2018


Os Gastos Miúdos
Você já ouviu falar sobre Benjamim Franklin? Não! Pois é, certa vez ele  disse que “ é essencial ter cuidado com os gastos miúdos, pois o menor dos furos pode afundar um barco”.
Assim, se você não acertar os números da loteria, não existe fórmula mágica para quem quer ser bem-sucedido na vida quando o assunto é dinheiro. Isto é, não é tão fácil  assim ser bem sucedido financeiramente.
O que precisa existir, de fato, é planejamento, execução, evolução, análise e controle , tanto das decisões quanto dos resultados alcançados.
Planejar  e controlar as contas e despesas diárias, executar as mudanças necessárias, evoluir no conhecimento financeiro, analisar  e fazer o que ainda precisa ser feito. Passos básicos, mas que fazem toda a diferença no desenvolvimento da Inteligência Financeira.

E na hora de pensar no seu orçamento e padrão de consumo, lembre-se de pensar  para onde o seu dinheiro está indo, e como você costuma gastá-lo.
Para isso, é importante fazer uma investigação dos seus hábitos e identificar os gatilhos mentais  e estímulos, internos e externos,  que você recebe e que te fazem gastar mais.
Quantas vezes você comprou alguma coisa achando de que era “baratinho”?
Em certos momentos, os pequenos gastos saem caro. E você acaba se arrependendo de algumas decisões.
Nem sempre é fácil abrir mão de comprar aquelas “besteiras” que tanto gostamos. Mas, encontrar o equilíbrio entre as suas receitas e despesas vai te proporcionar inúmeros resultados. Basta lembrar de como você se sente quando está sem dinheiro.
Sempre que um mês estiver para começar, faça uma projeção dos seus gastos. Se achar melhor, separe o dinheiro para cada despesa em envelopes individuais. Assim, você diminui o risco de usar o dinheiro de forma impensada.
Pare agora e tire um tempo para analisar o seu orçamento e identificar os pequenos gastos que se repetem e podem afundar o seu barco. Pode ser que eles sejam, realmente, menos  importantes para você. 
Uma vida financeira sustentável pode estar mais perto do que você imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário