Essa pandemia, apesar de muita dor, sofrimento e
mortes, teve também um lado positivo que é a modificação de métodos de
trabalho, das formas de consumo, das relações pessoais entre outras coisas, que
ocorreriam num determinado lapso de tempo sem dúvida, mas que essa crise fez
antecipar esse futuro, por exemplo o Home Office, o Home Work, o incremento dos
serviços de Delivery, passamos a comprar quase tudo através do Delivery e Internet,
etc.
Também está acelerando a mudança do perfil dos
trabalhadores de um modo geral. Os novos profissionais e trabalhadores daqui
para frente não mais serão iguais aqueles de antes da crise, podemos chamá-los
de profissionais do futuro.
Quando falamos em profissional do futuro, logo
pensamos nas profissões que serão destaques nos próximos anos: salário, remuneração,
campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e
realização pessoal, desenvolvimento pessoal são alguns dos fatores avaliados quando
analisamos as profissões e os empregos que
estarão disponíveis e em destaque no Brasil e no mundo a partir da retomada das
atividades econômicas.
Não apenas a formação acadêmica do profissional
será levada em conta na hora do recrutamento e contratação, independente das
áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos,
devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e
autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferenciais
competitivos do mercado daqui para frente.
Relaciono algumas características que todo
profissional deve buscar desenvolver:
Agilidade
Nessa era da tecnologia, a rapidez e agilidade são
qualidades fundamentais aos bons profissionais. Isso produz na empresa,
diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos
processos e melhores entregas.
Adaptabilidade
Capacidade de se
adaptar a mudanças e situações adversas rapidamente para enfrentar os imprevistos
Autoconhecimento
O novo profissional deverá conhecer seus pontos fortes
e pontos de fracos e potencializar as habilidades e competências, para poder
contribuir de forma positiva com a empresa em que trabalha, tomar decisões
seguras, ter foco, otimizar processos e alcançar resultados eficazes.
Capacitação
O profissional deve manter seu aprendizado
constante, fazer cursos, especializações, formações, workshops, capacitações, treinamentos
etc. Através dessa busca por desenvolvimento profissional, o trabalhador demonstra
à empresa, seu interesse por novas técnicas, habilidades e ferramentas, capazes
de trazer melhorias e aumentar a produtividade.
Comunicação
Uma habilidade muito valorizada será o ato de, além
de saber se expressar, também saber ouvir diferentes opiniões, entender as
necessidades de toda a empresa, repassar processos e dar e receber feedbacks
construtivos. Uma organização composta por equipes que conseguem difundir o
relacionamento interpessoal e alto nível de comunicação, mantém a alta
performance e garante vantagem competitiva.
Criatividade
Exercer o lado criativo e criar formas de trabalho
e projetos garantem à empresa inovação, aprimoramento de novas habilidades e
maximização da performance.
Além disso, se mostrar uma pessoa interessada nos
problemas de seu trabalho, no dia a dia ou, até mesmo, em questões relacionadas
à empresa, mas de forma saudável, podem fazer com que você se destaque. Levando
a seu gestor soluções que podem auxiliá-lo a resolver um problema.
Equilíbrio
É essencial que o profissional do futuro saiba
equilibrar a sua carreira e sua vida pessoal. Para ser um colaborador de
destaque, a pessoa deve sim procurar aperfeiçoamento, novas técnicas e
ferramentas que contribuam para o seu crescimento. Mas nada disso adianta se
ele não buscar o alinhamento em outros aspectos da vida, como relacionamentos,
hobbies, família etc.
Flexibilidade
O mercado e as estruturas organizacionais estão em
constante mudança, nesse sentido, o ideal é que o profissional do futuro seja flexível
a situações como imprevistos, novos desafios e consiga transformá-las em
oportunidades, adaptando-se às mesmas, sem que a sua performance sofra
consequências negativas.
Inteligência
Emocional
A Inteligência Emocional é uma
característica mensurável que diferencia o nível de performance, de uma pessoa
e um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e sociedade. É
essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas
emoções para, então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais
colegas de trabalho.
Existem pessoas que se sobressaem neste campo, e no
ambiente de trabalho, explorando a inteligência emocional com maestria. São
capazes de controlar sentimentos ruins, não demonstrando-os; de fazer uma avaliação
do cenário; são confiantes e focadas nos objetivos, como no caso de uma
promoção.
Também têm consciência de suas capacidades e
habilidades e as usam ao seu favor; se adaptam facilmente ao ambiente e às
necessidades; são organizadas e comunicativas e sabem conduzir relacionamentos
de forma empática e harmônica com os colegas e superiores, se destacando entre
os demais.
Proatividade
O profissional do futuro deve tomar iniciativa, dar
ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento
da empresa e assim, colaborar com o seu destaque no mercado em que atua.
Profissional atual
x Novo Profissional
O profissional atual é aquele que realiza suas
atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, seguindo as orientações
sobre o seu trabalho repassadas por superiores, o ambiente é impessoal e
valoriza mais os processos do que o capital humano.
Já o novo profissional, será aquele que influencia
de forma positiva todos em seu ambiente e trabalha em um meio que valoriza cada
colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e
desenvolvimento.
O Coaching pode
auxiliar os profissionais?
É visível que os profissionais atuais precisam se
adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias. Nesse sentido, o
Coaching é um processo eficaz para que a pessoa identifique suas qualidades e
limitações.
Ele favorece para que o profissional seja capaz de
desenvolver novas habilidades e competências, ter um bom relacionamento
interpessoal com os colegas de trabalho, e assim, aumente sua produtividade e
entrega de resultados para a organização.
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