segunda-feira, 23 de maio de 2016

POR QUE O COACHING NÃO É PALESTRA MOTIVACIONAL?

Muitas pessoas que tem certo contato de forma rápida com o processo de coaching, pode entendê-lo como um “processo motivacional”, já ouvi várias classificações como: “palestra motivacional”, treinamento motivacional” e até mesmo “terapia de grupo motivacional”, no entanto o coaching não deve ser confundido com outros processos, sendo ainda que o uso do termo “motivacional” deve ser esclarecido e utilizado de forma cuidadosa. Desta forma estimado leitor, vamos as descrições e diferenciações:

Coaching X Treinamento/Palestra

O treinamento, assim como palestra é uma modalidade de ensino que visa principalmente a transmissão de conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades específicas, geralmente ocorrendo em grupos no qual aquele que possui determinados conhecimentos do tema a ser tratado conduz o processo de aprendizagem. O processo de coaching visa despertar e acessar o potencial do coachee de forma não diretiva ao longo de um processo com objetivo posto e acordado entre as partes, que pode ser em diversas áreas (pessoal, carreira, organizacional entre outras), pode ocorrer tanto em grupos como individualmente com foco em resultados.

Motivacional

O conceito de motivação tem uma longa trajetória de pesquisas e definições diversas, para efeito desta postagem consideremos a definição de Vernon (1973, p.11) apud Todorov e Moreira (2005, p.120) segundo o qual “A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Contudo, é evidente que motivação é uma experiência interna que não pode ser estudada diretamente”. 

No coaching objetiva-se a realização do coachee por meio de seu potencial, o processo envolve autoconhecimento e a utilização dos motivadores de cada indivíduo que devem ser postos em ação para o sucesso do processo. Como afirmado por Vernon estes são intrínsecos, no coaching não se motiva o coachee, busca-se dinamizar sua percepção para que ele conheça e tenha acesso a estas forças internas, é evidente que é possível oferecer estímulos externos, mas motivação no sentido integral só é desperta de forma interna por cada indivíduo, desta forma não existe uma topografia padrão para motivar grupos ou mesmo pessoas.

Evidenciados os conceitos acima seria improvável conceber e relacionar treinamento e/ou palestra ou mesmo outros processos de aprendizagem e o conceito de motivação em um único processo que possua resultado duradouro e verificável, e ainda associá-lo de forma tão diretiva ao processo de coaching.
Autora: Taís.G.Santos

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CONSULTORIA ON LINE

   CONSULTORIA ON LINE
A Consultoria On Line é uma forma de prestação de serviços sem a presença no local do consultor.
Foi desenvolvida para resolver problemas, cuja solução pode ser implantada a distância sem prejuízo da qualidade dos serviços.

    Evidentemente, haverá necessidades, em alguns casos ,de se prestar uma consultoria mais específica e criteriosa, que necessariamente exija a presença física do consultor e neste caso a NF Coaching está preparada para atender a esta peculiaridade.

A Consultoria On Line é uma das modalidades de serviços prestados pela  NF Coaching, e é realizada a distância, através dos recursos tecnológicos disponíveis como e-mails, Skype vídeos conferências para reuniões virtuais,etc,  sem a necessidade da presença física do consultor.
Tem por objetivo intervir, à distância, no desenvolvimento e implantação de ações para o seu negócio, minimizando custos e tempo sem perder o foco na qualidade dos serviços.

Entre os principais Benefícios da Consultoria On Line, destacamos:


  • ·       Constitui alternativa viável de multiplicação de conhecimento para as pequenas e micro empresas.
  • ·       Diagnóstico apurado e didático.
  • ·       Inovar de maneira  eficiente a prestação de serviços de consultoria.
  • ·       Foco na solução do problema.
  • ·       Implantação à distância com suporte personalizado.
  • ·       Redução de custos.
  • ·       Redução de tempo.
  • ·       Sem limite de fronteiras.
  • ·     Serviços customizados.

Com a Consultoria On Line NF Coaching, você pode parcelar o seu projeto em até 12 vezes através do Pag Seguro.

Solicite mais informações
Tel: 24 9 9313.4162

e-mail: nielsenfreire@gmail.com

sábado, 23 de abril de 2016

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

O setor empresarial, notadamente as médias e pequenas empresas, têm se ressentido das condições macroeconômicas apresentadas por nosso país, como reflexo da crise política, o que, sem dúvidas, vem afetando de modo significativo os processos internos e relações comerciais das empresas, prejudicando o negócio em última análise.
Apresento a seguir alguns questionamentos a fim de que você possa fazer uma auto avaliação do seu negócio, identificando, nos itens abaixo, aqueles que correspondem a necessidade atual de sua empresa:
Sua empresa necessita atualmente de:
SIM ou NÃO
1.Aperfeiçoar o atendimento ao cliente?

2.Aumentar as vendas de forma consistente?

3.Ampliar a sinergia entre os colaboradores?

4.Criar uma consciência voltada para resultado, conquista, realização e participação?

5.Formar líderes multiplicadores?

6.Desenvolver seus líderes de maneira eficaz e duradoura?

7.Melhorar a qualidade do relacionamento entre os colaboradores?

8.Potencializar o desempenho dos seus colaboradores?

9.Resolver os conflitos de comunicação entre equipes?

10.Reter novos talentos?


Pois bem, os itens que receberam SIM como resposta, indicam a necessidade de um Coaching Executivo para que, num prazo curto, resolva esses  problemas existentes .
O coaching executivo é um processo de desenvolvimento de líderes, vivencial e individualizado, que expande a capacidade do líder em alcançar metas organizacionais de curto e longo prazos. É conduzido através de interações um-a-um e/ou em grupo, orientado a partir de dados que vêm de múltiplas perspectivas, e baseado na confiança e respeito mútuos. A organização, o  executivo, e o coach executivo (profissional)  trabalham em parceria para alcançarem o máximo de resultado .
O coaching executivo é planejado e executado com foco em resultados desejados específicos. O executivo, seu coach e a organização iniciam o processo decidindo quais as metas fundamentais a serem tratadas. E então, chegam a um acordo sobre os resultados específicos para cada meta. Os membros-chaves da parceria de coaching assinam um plano de coaching por escrito que especifique os prazos-limites esperados para alcançar cada meta. Meios de avaliação apropriados são aplicados a cada meta, incluindo relatórios de acompanhamento e feedback.
 As atividades propriamente ditas, durante e entre as sessões de coaching, mantêm o foco especificamente em alcançar as metas que foram acordadas junto ao  executivo e sua organização.

Se você estiver interessado em conhecer mais sobre essa possibilidade, receberei seu contato para agendamento de uma reunião pelo meu e-mail ou pelo telefone
.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Meus amigos ,
O país vive momentos de grave crise política e é inegável que, de algum modo, as empresas sejam afetadas em vários de seus processos internos. Seja nos processos financeiros, fluxo de caixa; seja no processo administrativo, folha de pagamento; seja no processo de compras, produção ou mesmo o de vendas.
Nesse momento, nossa recomendação é no sentido de cautela e prudência nunca desespero.
Sem dúvidas, há uma necessidade de revisão dos processos com o objetivo de adequação dos recursos ali empregados: recursos financeiros, recursos materiais e recursos humanos.
Essa crise já aconteceu outras vezes e certamente não será a última. Temos certeza e absoluta convicção que ela passará e o país voltará a crescer com força pujante.
Quando tornar o crescimento da economia, o segmento empresarial deverá estar preparado, caso contrário poderá perder o bonde da história.
Então, assim pensando, urge adotar, pelo menos três ferramentas importantes:
ANÁLISE SWOT, identifica as forças e ameaças que sujeitam a empresa, considerando não só os aspectos internos, mas também o ambiente externo.
ANÁLISE GUT, através de uma planilha, pode-se identificar, a partir de uma lista de problemas ou dificuldades, a Gravidade, Urgência e Tendência de cada item.
Revisão das Estratégias traçadas.
Obviamente, após essas providências outras análises e revisões serão necessárias, por exemplo: revisão dos planos de venda; revisão do plano de produção; análise do plano de abastecimento, contas a pagar e receber, e etc. Não esqueça do plano de ação.

COACHING PROFISSIONAL E VIDA Curso on line

https://www.buzzero.com/curso/49862?a=nielsen-silva&keep=true

quarta-feira, 20 de abril de 2016

TRAÇANDO A RODA DA VIDA

Dando continuidade ao nosso programa de Auto Lifecoaching, seguimos com nossa segunda sessão, na qual trataremos  uma importante ferramenta.  Parcela importante dos Coachs  conhece e utiliza a famosa “Roda da Vida”. Um dos instrumentos mais tradicionais na promoção do autoconhecimento e  de avaliação pessoal, é praticamente onipresente no Coaching de Vida. A grande vantagem em utilizar essa ferramenta é garantir a você  uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção.
COMO FUNCIONA?
A ferramenta funciona como um gráfico de pizza, que serve para medir o grau de satisfação da  pessoa em  cada área de sua vida. Em uma folha de papel, faça um círculo fatiado em 12 partes, que representam áreas ou segmentos fundamentais da sua vida. Para a Roda da Vida são consideradas áreas como Saúde e Disposição, Desenvolvimento Intelectual, Criatividade e Diversão, Realização e Propósitos, Recursos Financeiros, Contribuição Social, Família,  Relacionamento Amoroso, Vida Social, Equilíbrio Emocional, Plenitude e Felicidade  e  Espiritualidade, entre outros. (veja a imagem abaixo)
O cliente deverá atribuir, então, em linha limite das fatias um valor de zero a 10, partindo do cento da roda. Esses valores corresponderão  ao seu nível de satisfação em relação a cada área ou segmento  analisado.
Esse valor deverá ser reproduzido no gráfico, preenchendo cada fatia com a quantidade especificada. Por exemplo, se o nível de satisfação com a área de finanças for de 5, essa parte do círculo deverá ser preenchida pela metade, e assim sucessivamente  deverá ser reproduzida em todas as áreas analisadas. No final do processo, você terá  uma representação visual de como está a sua vida em diferentes aspectos, conforme  a sua própria avaliação.
No último ato, o cliente deverá eleger a área principal, chamada de alavanca, aquela que apresentou menor valor atribuído.  Essa área será devidamente trabalhada para ter o seu nível de satisfação aumentado e  trazer melhorias para o próprio segmento e para os outros segmentos, alavancando-os também.
Caso você julgue conveniente, pode contatar-me por e-mail (nielsenfreire@gmail.com) enviando-me o seu traçado da Roda da Vida, que farei a análise e recomendações pertinentes, gratuitamente e a devolverei.

Até a próxima  semana, com a terceira sessão.